Entrevista ao Sr. Sanjeev Bhatt, fundador e diretor, da Radico:
– Por que está cultivando plantas para cores de cabelo?
Existem três razões para isso:
- Para ter controle total sobre o cultivo orgânico e para garantir controlo de qualidade desde o campo até ao processamento.
- Nossas vendas estão crescendo rapidamente em todo o mundo, por isso esperamos que haja grande falta em breve de plantas/ervas orgânicas, pois atualmente há muito poucos agricultores que atendem aos nossos padrões de qualidade. Para evitar um futuro sem esse tipo de plantas , nós mesmos as cultivaremos no presente.
- Os agricultores indianos são muito pobres – queremos melhorar as suas vidas pagando mais do que o salário mínimo, para que sejam autosuficientes no futuro e que possam viver justamente da agricultura .

Onde está localizada a área de cultivo?
Na Índia. Campos de hena no estado de Rajasthan, ervas índigo no sul da Índia e outras ervas no centro da Índia.
Qual a sua dimensão?
No momento, temos 6 hectares apenas para plantas de hena e 150 hectares para todas as outras ervas. Como estamos crescendo muito,o nosso objetivo é de 600 hectares – para garantir um rácio de auto-cultivo de 100%, conforme mencionado acima.
Quantas ervas são cultivadas para a cor do cabelo?
Para as cores do cabelo oito.
Quais são?
Henna, Índigo, Bhringraj, Manjistha, Hibisco, Brahmi, Amla, Methi.
Quanto tempo levam para crescer?
As ervas crescem entre 6-9 meses.
Existe um momento ideal para a colheita (noite de lua ou similar)?
A melhor época para colher é Setembro e Outubro.
Quanto tempo precisam para secar?
Até um ano.
Como posso imaginar a vida típica nesta região?
Os agricultores vivem em condições muito simples e são muito pobres. Tentamos elevar seu nível de vida com preços justos – pelo menos nos locais onde nossos campos estão localizados.
Quantas pessoas trabalham lá?
Quais são as condições?
Nossa produção e armazém estão localizados perto da capital Dehli. Temos quase 100 funcionários.
Como vivem os funcionários?
Nossos funcionários vivem em boas condições, porque pagamos salários de acordo com o mais alto padrão na indústria.
Você é um empresário rico que mora numa vivenda?
Eu enquadro-me socialmente na classe média alta na Índia. Tenho um apartamento com minha família – não preciso mais que isso.
Você tem família?
Sim, tenho 2 filhos – uma filha e um filho.
A família também trabalha na plantação?
Não. Meu filho ainda está estudando em Inglaterra – mas trabalha sempre na sede durante as férias. No futuro, ele será a pessoa de contato para os grossistas e cuidará das relações com os mídias sociais.
Como surgiu a ideia de cultivar plantas para cores de cabelo?
Quando eu comecei o meu negócio em 1992, não havia cores de cabelo orgánicos, apenas colorações químicas com os “efeitos colaterais” correspondentes. Então comecei com uma única cor – hena, que dava um castanho com um tom de laranja. Introduzi-o pela primeira vez no mercado japonês como uma cor de cabelo natural. Depois de pouco tempo, tornou-se popular aí e eu recebi demanda por outras cores e pedidos crescentes. Entrei em contato com todos os especialistas da época, mas todos me disseram que não seria possível obter uma boa cobertura de cores com cores de cabelo 100% orgânicas. Então montei um laboratório pequeno e comecei a experimentar várias ervas baseadas nos princípios ayurvédicos. Encontrei o conhecimento sobre isso em livros antigos. Levei Manjistha para um vermelho escuro, Indigo para azul, Hena para laranja, etc. … Havia pouca pesquisa sobre isso nessa época. Então comecei a misturar as ervas em proporções diferentes. Foi muito difícil, porque os resultados eram muitas vezes o oposto das minhas expectativas. Foi assim que aprendi que as ervas continham muitos substâncias ativas, anteriormente não identificadas. Após quatro anos de pesquisa, pude lançar o primeiro tom castanho 100% orgânico no Japão. Gradualmente, com mais trabalho de pesquisa, em 2012, conseguimos produzir 10 cores orgânicas que foram certificadas pela Ecocert. Somos a primeira empresa do mundo a ser certificada pela cor de cabelos orgânicos e a única empresa do mundo que se concentra nas cores de cabelo 100% naturais e orgânicos.
Como é que as misturas são feitas?
Elas são sempre iguais?
As misturas resultam de experimentação permanente e desenvolvimento constante. Tenho mais de 30 anos de experiência e uso todos os minutos livres para continuar pesquisando no laboratório. Recentemente, recebi um doutorado honorário da Universidade de Cambridge por meus muitos anos de pesquisa.
Desde quando as mulheres começaram a pintar os seus cabelos com tinta natural?
Desde os anos 70 elas usaram cores somente com Hena. De onde você conseguiu as receitas para as misturas?
Antigas receitas ayurvédicas combinadas com décadas de pesquisa. A estrutura do cabelo das mulheres indianas é diferente.
Como você conseguiu adaptar essas cores para o cabelo dos europeus?
Com anos de pesquisa.
O hábito de pintar cabelo tem um significado diferente para as mulheres indianas do que para as mulheres europeias?
Não, na Índia as mulheres também querem ter uma aparência mais jovem e bonita.
As indianas gostam das mesmas cores que as europeias?
- Não, na Índia quase todas as mulheres têm cabelo preto naturalmente, por isso elas não podem usar cores mais claras que preto.
As adolescentes na Índia usam cores orgânicas também ou preferem usar cores químicas e “modernas”?
Mais e mais mulheres na India estão usando cores vegetais, porque elas foram educadas nas escolas e pelos mídias sociais sobre os efeitos colaterais das cores químicas. Elas querem ser mais saudáveis e procuram proteger sua saúde.
Quais são outros efeitos das plantas como hena, Amla ou hibisco, além de tingir?
Essas ervas têm muitas características benéficas – além de tingir, por exemplo, a Amla, é rica em vitamina C e é muito boa para a pele (antioxidante) e para o estômago (ajuda o digestão). O hibisco ajuda com efeito resfriador e age como anticaspa. Hena fortalece o cabelo e dá brilho. - Por que é que as suas cores têm uma opacidade maior em relação a cabelo branco do que outras cores vegetais? - É o resultado de mais de 30 anos de pesquisa! Deus nos deu as ervas, mas a mistura certa e a combinação delas é o segredo do nosso sucesso.
Por que é que o cabelo às vezes escurece após tingir?
Ele escurece sempre, por causa do chamado processo de oxidação. Quando a substância ativa do extrato vegetal se junta com oxigénio, o cabelo escurece. Em processos químicos, a água oxigenada é usada para conseguir escurecer a cor no máximo em 30 minutos. Isso é muito rápido, mas também tem efeitos colaterais para o cabelo e a pele. No tingimento orgânico nós usamos somente o ar para o processo de oxidação. Isso leva mais tempo, mas esse caminho é completamente sem risco para o corpo humano.
Um dieses Interview als PDF-Dokument herunterzuladen, klicken Sie hier.
Impressum
Anbieter
Amarantus Distribution UG (haftungsbeschränkt)
Lauenbrücker Str. 50
27389 Fintel
Tel.: +49 4265 222 34 46
Fax: +49 4265 9540362
E-Mail: info@amarantus-distribution.de
Registergericht:
Handelsregister: Walsrode
UstID-Nr.: DE292983809
Geschäftsführer: Olena Feniuk (inhaltlich verantwortlich)